Sustentabilidade e meio ambiente

O aço é um produto de extrema importância na dinâmica da atividade humana, assumindo papel determinante no funcionamento da economia, sobretudo por figurar como um elemento essencial para o perfeito encadeamento de diversas cadeias produtivas. Totalmente reciclável, o aço movimenta a economia em todos os seus estágios.

A indústria do aço está associada à história de desenvolvimento do Brasil. Das usinas siderúrgicas instaladas no País saiu o aço de nossas hidrelétricas, torres de transmissão, edifícios, pontes e viadutos. O aço está nas máquinas e equipamentos que impulsionam o agrobusiness e todos os segmentos industriais. O aço é o material usado em todos os meios de transporte e está presente em todos os momentos de nosso dia-a-dia.

Da mesma forma, a indústria do aço também se associou ao esforço para construção de um futuro sustentável para o planeta. Vem permanentemente atuando para otimização do consumo de matérias primas e insumos e redução dos impactos sobre o meio ambiente.

A construção em aço, além de ser extremamente versátil e durável, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. O aço é material 100eciclável podendo, esgotada a vida útil da edificação, retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade.

Experiências européias comprovam que a construção com estruturas em aço utiliza tecnologia limpa, reduz sensivelmente os impactos ambientais na etapa de construção e, concluída a obra, garante segurança e conforto aos ocupantes da edificação. As construções em aço aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas presentes do consumidor em relação à qualidade de vida de futuras gerações.

Reciclagem do aço

O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. O setor estimula a coleta e recicla o aço contido nos produtos no final de sua vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda das características mecânicas do material.

A produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias-primas não renováveis e economiza energia. Na área de embalagens, por exemplo, o Brasil atingiu, em 2007, o índice de 491e reciclagem das latas de aço. Países da Europa, como Alemanha, Holanda e Áustria chegam a reciclar 80% de suas latas de aço pós-consumo. A importância do retorno ao ciclo de uma matéria-prima é vital para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Além do retorno ao ciclo de sua matéria-prima, o setor do aço aderiu aos princípios e valores do desenvolvimento sustentável, por meio do uso mais racional dos recursos naturais e insumos. A adoção de tecnologias limpas, os programas de conservação de energia e de recirculação de águas, a manutenção de usinas eficientes e mais produtivas, as parcerias com universidades, instituições de pesquisa e outros segmentos industriais para promover estudos e projetos de racionalização do consumo de matérias-primas e insumos, são alguns dos exemplos do compromisso do setor com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Trabalhe Conosco

Procuramos profissionais com talento e paixão pelo que fazem. Envie-nos seu currículo através do formulário abaixo e aguarde nosso contato.

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (com DDD)

Endereço

Cidade

Estado

Área de interesse

Resumo de suas qualificações