Aços Laminados a Frio

A Mega Aço comercializa uma ampla gama de aços feitos a partir dessa linha de produção, gerados a partir do processo de redução a frio e aplicados ao produto laminado a quente.

O tratamento térmico, responsável por conferir as principais propriedades mecânicas ao aço, pode ser feito por meio de duas tecnologias: recozimento em caixa ou recozimento contínuo. Os aços laminados a frio são indicados para utilização nos setores da construção civil, tubos e linha branca.

Aços Laminados a Frio para Uso Geral

Principais aplicações para Aços Laminados a Frio são em relaminação, construção civil, tubos, componentes e peças e utilizados em conformação simples, sendo a garantia apenas da composição química dos aços.

Aços Laminados a Frio para Estampagem

Os Aços Laminados a Frio para Estampagem são utilizados na sua maioria pelas indústrias automobilísticas e de utilidades domésticas, pois são indicados para serem utilizados na necessidade de se haver pequenas deformações até um nível severo e significativo de alteração da matéria-prima. Sendo assim, é possível se obter diversos níveis de estampagens uma vez que a composição química sofre alterações e há variações no processo termomecânico.

Para ser utilizado de maneira correta, é necessário averiguar o grau de transformação a que será submetido o aço, podendo variar de estampagem média até estampagem em peças complexas com alto nível de estiramento e repuxo. Os principais tipos de qualidade de estampagem de aços laminados a frio são: estampagem média, estampagem profunda, estampagem extra profunda, resistente ao envelhecimento, estampagem extra profunda para produto complexo e estampagem extra profunda com aço IF (Intersticial Free). Os aços IF que são livres de elementos intersticiais fazem parte do grupo de aços para estampagem especial, por possuírem excelentes condições de transformação e baixos níveis de carbono e nitrogênio, permitindo assim altíssimo nível de complexidade (produtos altamente complexos).

Aços Laminados a Frio Bake-Hardening

Os Aços Laminados a Frio Bake-Hardening são aços que possuem ótima resistência mecânica (resistentes ao envelhecimento mesmo durante a pintura, permitindo redução no peso sem perda da resistência à formação de mossas) e conformabilidade (baixos valores iniciais de limite de escoamento). Adequados para ações externas como: teto, portas, capós, portões, etc…; pois após a estampagem da peça na etapa de cura de pintura, o limite de escoamento aumenta, proporcionando aumento da resistência mecânica.

Aços Laminados a Frio Estruturais

Os Aços Laminados a Frio Estruturais são geralmente utilizados na construção civil por apresentarem materiais de resistência mecânica mínima e boa capacidade de soldagem. Aparecem nas aplicações de uso estrutural, de pouco dobramento e estampagem.

Aços Laminados a Frio Microligados de Alta Resistência

Os Aços Laminados a Frio de Alta Resistência geralmente utilizados na indústria automobilística por apresentarem materiais mais leves e resistentes, aumentando a economia de combustível e a segurança dos passageiros.

Aços Laminados a Frio Resistentes a Corrosão

Os Aços Laminados a Frio Resistentes a Corrosão são geralmente utilizados nas indústrias automobilísticas e de utilidades domésticas por apresentarem materiais de maior resistência à corrosão (há em sua composição pequenas quantidades de elementos de liga, como: cobre, cromo e níquel) sem comprometer as propriedades mecânicas e soldabilidade.

Aços Laminados a Frio para Esmaltagem

Os Aços Laminados a Frio para Esmaltagem são geralmente utilizados nas indústrias de linha branca, químicas e componentes industriais por apresentarem resistência a altas temperaturas, ao choque térmico e ao ataque químico. Possuem considerável aplicação estética e decorativa, isso se dá devido ao revestimento inorgânico posterior à conformação do aço. São fornecidos nos graus: qualidade comum para esmaltagem vítrea, estampagem profunda para esmaltagem vítrea, estampagem extra profunda, resistência ao envelhecimento para esmaltagem vítrea.

Aços Laminados a Frio para Fins Elétricos

Os Aços Laminados a Frio para Fins Elétricos são geralmente utilizados pelas industrias automobilísticas, eletroeletrônicos, etc.., pois esse aço é utilizado em motores de corrente contínua e alternada de pequeno e médio porte; por núcleo de compressores herméticos (geladeira, freezer, ar condicionado) entre outros. O objetivo é aumentar o rendimento e sua vida útil, minimizando o consumo de energia (quanto menor a perda elétrica de um aço, menor será o consumo energético do equipamento e maior será sua eficiência).

Aços Laminados a Frio para Tubos, Perfis e Tambores

Os Aços Laminados a Frio para Tubos, Perfis e Tambores são geralmente utilizados na confecção de tubos de pequenos diâmetros, perfis e tambores.

Aplicações, utilização e tabela

Faça o download do manual técnico abaixo para obter as informações completas de aplicações, utilização e tabela de especificações deste material.

Sustentabilidade & meio ambiente

O aço figura entre os materiais mais recicláveis e reciclados do mundo. A lata de aço de hoje pode virar o carro de amanhã, depois a geladeira, depois uma nova lata e assim por diante.

O setor estimula a coleta e recicla o aço contido nos produtos no final de sua vida útil, empregando-o na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem qualquer perda das características mecânicas do material.